30 agosto 2006

“ Magical Mystery Tour”


Quem sabe ainda eu seja como Jack Kerouac, o santo padroeiro dos estradeiros, definiu: “um estranho e solitário católico louco e místico”. Me encontro aqui, ao redor dos meus 30 anos recém completados, tentando aproveitar uma centelha mística junto com as últimas doses colossais de entusiasmo (com outras doses a mais) de um apaixonado, febril e nervoso sonho que habitou secretamente minha cabeça desde a pós-adolescência: a transcendência, mesmo que fugaz, das circunstâncias mais lúgubres da minha vida para alguns momentos fantásticos e oníricos na ‘Montanha Mágica’.
Para isto, transformarei-me num peregrino místico, por 2 ou 3 semanas, tal qual San Juan de La Cruz, Knulp, Sal Paradise, Sidarta e tantos outros que passaram boa parte da vida ‘celebrando a estrada aberta’ e escrevendo seus ‘romances em movimento’ como Don Quixote de Cervantes.
Partirei, como o herói de On The Road, do “Leste da minha juventude para o Oeste do meu futuro” , “seguindo o sol na rota do poente” ou qualquer outra metáfora lisérgica com pontos cardeais que me levem aos pés da ‘Venerável Cordilheira’.
Aos pés, onde possa vislumbrar o cume nevado e esquecer da minha antiga jornada que se confunde com a própria e petulante jornada da humanidade ocidental.
Subir devagar, respirando o, cada vez mais escasso, verde ar e curar a minha febre onírica por contemplação; acalmar, enfim, meu coração real com a sonoridade psicodélica desta Terra irreal. Encontrar uma ‘luz no meu caminho’? Talvez, mas com certeza encerrar o simulacro de uma fase que iniciou aos 18 anos e terminará quando retornar.
Depois disso casarei, terei filhos, plantarei Pinus, provavelmente perderei o lado místico e maravilhoso.
Meu mundo se tornará real porém meu coração, para sempre, irreal.
Jóca Barret
obs: algumas frases acima são de Kerouac e outra de Henrique Gebur.

40 Comments:

Blogger  said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

8:07 PM, agosto 30, 2006  
Blogger Zaratustra said...

dada a largada, a estrada não terá fim! outro dia falava com um cara de seus 67 anos que se preparava pra mais uma vez botar seu pé na estrada, sem mochila.

11:12 PM, agosto 30, 2006  
Blogger  said...

Desculpas entao! Realmente nao gosto que comentem sem falar nada tambem.. parece que nao leu nada e nem quer saber. Mas eu li sim, apenas estava sem o que falar!
sim, sou de rio mafra.
Serei mais critivo na proxima vez. Sou novo em me expor desta forma, como anonimo, mas ja estou gostando.

valeu

1:29 PM, agosto 31, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Parece que o sonho da maioria das pessoas bem sucedidas é largar tudo e por o pé na estrada, difícil é criar coragem. Mas o importante é sonhar.

5:03 PM, agosto 31, 2006  
Anonymous Anônimo said...

lembre-se, camarada Joca: No dia de sua partida devo entregar-lhe um artefato que será de importância crucial em sua jornada. Mantenha contato.

2:18 PM, setembro 01, 2006  
Blogger Dr.SYD said...

Com todo prazer, camarada O'Delic, mas tenho uma idéia melhor:você trará consigo este artefato e o carregaremos juntos nesta jornada! Pense nisso...!

6:49 PM, setembro 01, 2006  
Blogger Sujeito da camisa listrada said...

Transender pra um plano superior de iluminação e ter um vida centrada ao hedonismo é a utopia de muita gente. Parece bom e difícil.

8:40 PM, setembro 03, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Satori

11:56 AM, setembro 05, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Zaratustra, não entendi seu ponto de vista quanto ao Black Crowes(desculpe o atraso da resposta, não tinha visto os comentários antigos).

Seguindo sua idéia música não é arte? Uma forma de cultura e de perpetuar o rock que não é uma arte seria uma banda cover, o que não é o caso. O que você entende por novo? Se formos pensar assim, os Beatles não estavam mais sendo artísticos quando lançaram o álbum Let it Be, visto que já não era mais novidade fazer rock e não havia nada de "novo" no som.

Meio tarde pra pegar o gancho novamente, mas valeu a intenção.

4:26 PM, setembro 05, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Opa.... vamos criar mais uma polêmica no Carne de Pescosso. O lugar mais divertido que boteco, para esses assuntos:

Bulgarian, não li o que o Zara escreveu no Bacon Na Pedra, mas acho o seguinte (baseado na sua inconformidade citada logo à cima):

Arte é um lugar fácil onde jogamos nossas preferências para elevá-las diante do conceito dos outros. Se você me convencer de que Beatles era ARTE, então certamente eu verei de uma forma diferente que não apenas "Os quatro garotos de Liverpool", ou "Uma das maiores bandas de Rock".
Filmes do Oliver Sonte? ARTE!!! Ótimo, então me convenceram que ele é muito mais que "Um dos Grandes diretores de cinema contemporâneo"...

Sei lá, não gosto de usar a palavra ARTE justamente porque parece isso aí que eu falei, uma fuga fácil.

e azar se não tem nada a ver com a discução de vocês dois, agora eu falei e abri o debate para os demais "Blogueiros da nossa comunidade" (que só tem crescido ultimamente).

5:31 PM, setembro 05, 2006  
Blogger Sujeito da camisa listrada said...

Conceituar arte acho que é muito relativo, mas mesmo assim a maioria deve concordar que tem a ver com criar e expressar idéias. Se os Black Crowes criavam e se expressavam a partir de uma sonoridade que se remetia aos tempos áureos do rock, acho que é arte. Mesma coisa o caso Let it be. Mas claro que criar uma nova formatação pra esse padrões, cirar novos sons, novas tecnicas de pintura, nova linguagem poética(se é que isso existe), bom, aí é quando a arte dá um passo e procegue seu ciclo.
Acho que é mais ou menos isso, ou pelo menos tem a ver.

Viva a sociedade paralela da blogosfera provinciana!

10:12 PM, setembro 05, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

O que seria arte então meu caro?
Se o que você colocou fizer sentindo, então admito que quebrou todos os meus conceitos sobre o assunto. Mas então me convença.

Não uso o termo para elevar minhas preferências, porque repito, eu coloquei a idéia de que MÚSICA é arte, e não uma ou outra banda.
Se procurar o significado de arte no dicionário vai ver que tenho razão, e de certa forma você também tem, mas depende do ponto de vista.

Discutir com blogueiros é muito bom...

10:13 PM, setembro 05, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Me convenceram de que Picasso foi muito mais do que um expoente do Cubismo...

Mesmo assim não há quem me convença de que pintura abstrata seja mais do que borrões e riscos, mas é arte.
Saber valorizar o que não entendemos se faz necessário ás vezes.

10:24 PM, setembro 05, 2006  
Blogger Dr.SYD said...

Já dizia o Eclesiastes ha 2000 anos atrás: "abaixo do céu nâo ha nada novo, nâo seja bobo meu rapaz!"
Melhor pensar q ARTE é tudo aqilo q eleva o espírito, inédito ou não.
O camarada Marco falo e disse, Picasso para muitos nao o diz nada,mesmo sendo algo novo, particularmente, prefiro o Potty.E por aí vai...

8:30 AM, setembro 06, 2006  
Anonymous Anônimo said...

O conceito do Joca faz sentido.
Na verdade acho que todos estamos com uma certa parcela da razão. Porém eu (e vejam bem, isso é opinião propria) tenho uma visão um pouco diferenciada, voltada para o lado da "ocupação". Desde os mais remotos tempo Artista sempre foi um meio de ganhar a vida. E o artista é um comunicador que usa meios criativos pra passar uma mensagem.
Mas na verdade é apenas isso. Uma ocupação. Como é o vendedor de pipocas, como é o tio da limpeza da praça da igreja.

e acho q isso.

12:06 PM, setembro 06, 2006  
Blogger Sujeito da camisa listrada said...

Eu acho que arte PODE elevar o espírito, como pode não elevar, como é o caso do Joca com Picasso, e nem tudo que eleva é arte, todo mundo sabe que existem outros jeitos...

1:21 PM, setembro 06, 2006  
Blogger Dr.SYD said...

Deixa ver se entendí... mesmo se não elevar o espírito pode ser arte.E mesmo as coisas q nos fazem transcender podem não ser consideradas arte... então por que tanta conjuminação por algo q é essencialmente relativa e condicionada à gostos e preferências? Afinal de contas o pipoqueiro pode ser um artista da pipoca doce apesar de eu não gostar de pipoca doce!
obs:muitas coisas q elevam o espírito podem não serem ARTE mas o simples(ou não)fato da elevação, da transcendência, essa sim é por si só ARTE.

4:32 PM, setembro 06, 2006  
Blogger Zaratustra said...

que caralho!
Isso tudo foi por minha culpa?

Eu dei a minha opinião que Black Crowers não é arte, pois não há um estado de arte, uma escola de rock com ideologia e tudo mais, pelo contexto.

Se vocês acham que é arte. Falou! tá falado.

Eu acho que não é arte!

Acho até que quem pintar surealismo hoje em dia está sendo simplesmente um perpetuador da escola de surrealistas. Estaria fora do estado de arte / ideologia da escola surrealista. Pode ser bom, legal, te elevar mas não tem o papel relevante de arte na história. Não vai ser citado!

Assim como o rock dos black crowers

e pra mim chega.

5:05 PM, setembro 06, 2006  
Blogger Rafa Kondlatsch said...

Olha tinha uma amiga minha que era boa numa arte que elevava muito mais que o espírito. Ela pintava como eu pinto...

7:55 PM, setembro 06, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Chega porque?! Seja homem e venha discuti'r, ou voce acha que aceitamos só porque voce quer, ta com medinho ?!Zaratustra,você é um artista, a arte de ser um babaca; que ideologia!

12:36 AM, setembro 07, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Isso ae, Zara...

a culpa é tua...

11:00 AM, setembro 07, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Que merda, agora baixou o nível...

2:48 PM, setembro 07, 2006  
Blogger Dr.SYD said...

Vem cá... voces não querem discutir isso lá em Machu Pichu?
Mascando uma folhinha de coca...ao som daquelas flautinhas...

5:36 PM, setembro 08, 2006  
Blogger Rafa Kondlatsch said...

Artesanais, artes-anais... Sei lá, era uma dessas que ela praticava...

10:41 PM, setembro 08, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Tonhão,se acha o engraçadão!Escreva algo que preste rapaz!

2:25 AM, setembro 09, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Não to entendendo nada desse tal de rock... tem rock que é bom, mas que tem gente que não gosta. Tem rock que todo mundo gosta mas daí tem uns que acham q é arte, outros acham que não é....

que bosta.

vou voltar a ouvir CPM22

3:03 PM, setembro 09, 2006  
Anonymous Anônimo said...

o badanha existe mesmo?
axei q era uma criatura mitologica criada pela difusora...

10:23 PM, setembro 09, 2006  
Blogger Dr.SYD said...

Existe mas é mitológico!!!
A propósito Badanha, CPM22, se vc quiser, pode ser arte também. Ninguém tem o poder de intitular e rotular, qualquer coisa ,de o q é ou o q não é e transformar esse rótulo em verdade para os outros!"
É a lei de TELEMA, essa deve ser a nossa lei: "...se quiser tomar banho de chapéu ou discutir Carlos Gardel então vá...faz o que tu queres pois é tudo da lei"!!!

10:56 AM, setembro 10, 2006  
Blogger Zaratustra said...

Mas agredido por um anonimo de novo?
acho que pra mim chegou desse assunto, se vcs querem mais tudo bem. eu não falarei mais em arte.

Agora escute aqui, tenho minha opinião e sei que não te agrada, fazer o que?
E digo mais, não quero que ninguém aceite nada, mas nada mesmo.
Os politicamente corretos dizem coisas que agradam, que tudo é arte e tudo mais, eu não.
O que me torna babaca ao seu ver é o fato de discordar de vc.
Que saudades do big brother.

4:15 PM, setembro 11, 2006  
Anonymous Anônimo said...

O q te torna babaca é= 1-voce ser,
2-voce achar isso bonito, 3-voce impor tua opinião e querer que os outros concordem contigo na marra, 4-voce não respeitar e não ser tolerante com o q os outros pensam mesmo que não concordem com voce, 5-voce não conseguir esconder tua arrogancia 6-o que voce chama de ser politicamente correto eu chamo de ter educação e respeito por quem te respeita e por isso esta discutindo algum assunto contigo porque, supoem-se, que se interessam pela tua opinião (coisa q vc não faz pela opiniao de outros). Em resumo: tente disfarçar um pouco tua arrogancia e seja mais tolerante!
Eu é que estou escrevendo mas tenha certeza q muitos pensam da mesma forma.Se não se importa e nao concorda o azar é teu!
Não meu!

9:19 PM, setembro 11, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Acho que o zaratustra não quiz empurrar sua opinião na marra. Os únicos desrespeitos só vi nas tuas mensagens.
E acho que você é meio miolo queimado anonimo.

4:13 PM, setembro 12, 2006  
Blogger Dr.SYD said...

VIXEMARIASARAVÁBAIANA!!! Eu nao tenho saudade do BigBrother...esse cara deve ser primo-irmão dele.
... existe também a arte de ficar quieto!

4:34 PM, setembro 12, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Não sei quem é esse Bigbrother mas digo e repito que zaratustra é um arrogante e você, jóca, um pretencioso. Alguem te perguntou sobre essa viagem que quer fazer?
...você não domina esta arte de ficar quieto!

8:07 PM, setembro 12, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Cara chato esse Anômino...
Volta pra caverna!!!!

8:45 AM, setembro 13, 2006  
Blogger Dr.SYD said...

Anônimo, já q vc distribuiu conselhos e lições de moral permita-me: Para começarmos a pensar em te levar em consideração ,mesmo q tenha algum fundo de verdade no q disse sobre mim e meu companheiro Zara, vc deve ,no mínimo, 'ser alguém', não somente um 'ninguém anônimo'! Não seja tão cretino a ponto de crer q os nossos companheiros e visitantes-colaboradores do blog te dariam algum crédito.Em resumo: tente esconder q é covarde, ok?!
Termino usando o seu jargão: se não se importa e nao concorda o azar é teu!
Não meu!

4:33 PM, setembro 13, 2006  
Blogger Rafa Kondlatsch said...

Anônimo, falando deste jeito vc me lembra a sua mãe.. Só que ela era mais delicada, e vc é um otário de marca maior, pq perde teu tempo criticando a gente. Quer saber, ninguém pediu tua opinião, e vá se foder antes que eu me esqueça... E saia detrás desse anonimato e que isso é coisa de bundão, e bundão só serve para meter o pau... Aliás, isso tbm me lembra uma pessoa bem querida sua...

4:05 PM, setembro 14, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Que sem graça essa discussão com anônimos :S

5:23 PM, setembro 14, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Voces tambem sao anonimos ou foi as tuas maezinhas que lhes deram esses nomes?
A senhora Leprechaun vai bem?

8:25 AM, setembro 15, 2006  
Blogger Rafa Kondlatsch said...

Vai, "como a tua"...

3:51 PM, setembro 15, 2006  
Anonymous Anônimo said...

ENGRAÇADÃO!"COMO" VOCE É "GOZADO"!

11:20 AM, setembro 16, 2006  

Postar um comentário

<< Home